quarta-feira, 1 de junho de 2016

O Carro de Boi vai cantar em Trindade GO 2016

"Fábio PH
Especial para o Jornal Opção
Com a participação dos principais veículos de comunicação do Estado, o apoio do vereador por Goiânia Tayrone Di Martino (sem partido), e a apresentação do novo reitor, padre Edinisio Pereira, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno divulgou, na terça-feira, 2, a programação da romaria de Trindade deste ano. O evento terá início no dia 26 de junho e segue até 5 de julho. O tema de 2015 é: “Consagrados ao Pai Eterno” e se fundamenta na Carta Apostólica do Papa Francisco, enviada às pessoas consagradas, para proclamação do Ano da Vida Consagrada.
Este é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Os preparativos para receber os romeiros de todo o Brasil na Capital da Fé já começaram. A expectativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas participem da tradicional festa.
Ressaltando ser um ex-romeiro do Divino Pai Eterno, percorrendo a cavalo, durante cinco dias, mais de 200 quilômetros até Trindade, padre Edinisio enalteceu os pontos de destaques deste ano, iniciando pela promoção da construção do novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, com término previsto para 2021. “Com três anos de trabalho intenso no canteiro de obras e a coordenação atuante do padre Robson de Oliveira, este fabuloso templo fará com que Trindade esteja entre os grandes pontos de visitação do mundo católico”, disse o padre Edinisio.
O conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina, cardeal de Roma, dom Lorenzo Baldisseri, prestigiará a romaria no dia 5 de julho. É a primeira vez que o religioso participa da festa. Ele presidirá a missa solene, às 8 horas, com a presença de autoridades. No dia 26 de junho, acontecerá a 1ª Romaria da Vila São Cottolengo, com a participação de colaboradores e amigos benfeitores da vila. A romaria sairá do trevo de Goiânia, na GO-060, às 16 horas, e seguirá para o Santuário Basílica de Trindade, onde, às 20 horas, os romeiros participarão da novena solene.
A Arquidiocese de Goiânia realizará, no dia 27 de junho, sua 12ª Romaria. Os fiéis de diversas comunidades contarão com a presença do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. Eles sairão do trevo de Goiânia às 15 horas e a previsão é de que cheguem até as 19h30 na basílica, quando novamente haverá a novena solene, presidida pelo arcebispo e com a participação dos vicariatos da arquidiocese.
No dia seguinte será realizada a 1ª Romaria dos Ciclistas da Arquidiocese de Goiânia, com a presença da comunidade católica goiana. O percurso será o mesmo, com saída às 7 horas e recebimento de destino ao Santuário, onde receberão a bênção.
A tradicional Romaria dos Carros de Boi acontecerá na quinta-feira, 2 de julho, com saída prevista para as 9 horas, da Igreja Matriz até o Carreiródromo. No dia 4 de julho, às 14 horas, acontecerá o encontro dos carreiros, no salão paroquial da Igreja Matriz; depois, às 17h30, a missa especial na Praça da Basílica.
A Missa dos Cavaleiros e Muladeiros será no dia 3 de julho, sexta-feira, às 17h30, na Basílica, após a romaria, que sairá às 9 horas da Igreja Matriz de Trindade, com destino ao Carreiródromo.
A grande festa de encerramento da romaria será no domingo, dia 5. O dia começará com a alvorada festiva, às 4h30, e a Procissão da Penitência, às 5 horas. Logo em seguida, será realizada a Santa Missa, na Praça da Basílica, às 5h45. Depois, às 8 horas, haverá a missa solene, com a presença de diversas autoridades. À tarde, a partir das 16h30, começará a tradicional Procissão Luminosa, que seguirá da Igreja Matriz para a Basílica, onde será realizada a missa de encerramento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário