segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Carro de Boi cantou em Cedro do Abaeté-MG 2014

2º ENCONTRO DE CARRO DE BOI DE CEDRO DO ABAETÉ



"A Associação de Carreiros de Cedro do Abaeté juntamente com a Prefeitura Municipal realizou o 2º Encontro de Carro de boi de Cedro do Abaeté nos dias 25 e 26 de Abril de 2014.
No dia 25 de abril aconteceu a “Pré-festa” para começar a esquentar o clima na cidade com uma roda de viola com artistas da cidade. Já estava presente na cidade mais de 50 carros de bois. Teve também Exposição de imagem no telão com vídeos das festas da região e muitas homenagens.
Dia 26 de abril a festa começou cedo. Ao amanhecer já havia carreiros juntando bois. Muitos curiosos olhavam admirados todos os movimentos. Após cangados os bois os carreiros se dirigiam ao Posto Estrela Dalva onde todos os carros de bois se encontram.
Participantes acariciam boi, conversam com os carreiros, tiravam foto, senhores mais velhos se emocionam com a cena relembrando o passado e crianças se espantam alegremente com a novidade. Festa para todas as idades e de emoções diferentes a todo o momento.
Na solenidade de abertura teve várias homenagens ao carreiro Maciel da cidade de Cedro do Abaeté, falecido no ano passado. Grandes emoções e lágrimas rolaram neste momento. Contaram ainda com as belas palavras da Prefeita Municipal Oldaíra Maria de Andrade.
Logo depois partiram para o desfile começando pela a Zona Rural e seguindo para o centro da cidade. A cada passo dos bois nas ruas da cidade, uma nova emoção rolava. Pessoas saiam de casa correndo para não perder nada, crianças gritavam maravilhadas. Idosas se emocionavam nas janelas apoiando a mão sobre o queixo e ás vezes passavam as mãos sobre os olhos limpando as lágrimas da saudade dos tempos de meninas que o carro de boi lhe trouxe a lembrança.
Mensagens em faixa amarrados nas esteiras dos carros de boi, homenagem ao carreiro falecido Maciel, arrancavam soluços e muita saudade das famílias e dos amigos. Os carros pareciam chorar suas saudades.
Na Praça da Matriz uma multidão esperava ansiosamente. O locutor vazia as honras da apresentação de cada carreiro. Autoridades Municipais agradeciam e entregavam as lembranças, simples lembrança, mas com o peso de um troféu pelo imenso orgulho da presença deles aqui e por vencer os desafios pelos caminhos enfrentados até a sua chegada ao nosso encontro.
Ao final do desfile a cantigas dos carros de boi pareciam gritar em comemoração ao dever cumprido de levar lembrança, saudade e alegria às pessoas de simplicidade como é a comunidade de Cedro do Abaeté.
Depois de tanta emoção ainda havia mais festa. Na noite realizou-se o show com a dupla que é traz na viola o entusiasmo da juventude, Douglas e Diego. Arrancando aplausos e muita felicidade de todos os participantes presentes.
Fim de Festa! E nos rosto de cada participante, o olhar de satisfação da expectativa alcançada em meio a tanta emoção. A vontade de que esse dia durasse apenas mais um pouco. Mas o consolo é que ano que vem tem mais.
Obrigado a todos que nos ajudaram a tornar esse evento uma realidade. Não apenas um evento, mas um sonho realizado".
 Por: Jaqueline Aparecida Nunes de Faria

Representante da Associação de Carreiro de Cedro do Abaeté - ASSCCA

Clique e veja: Album de foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário