sábado, 29 de dezembro de 2012

Confecção de Carros de Boi - Antônio Barcelos

Em Pitangui-MG está um dos grandes fabricantes de Carros de Boi deste Brasil, o Sr. Antônio Barcelos, conhecido por Tôesinho, e seus Filhos.
Pitangui: "Descoberta por bandeirantes paulistas, chefiados por Bartolomeu Bueno da Siqueira, foi a Sétima Vila criada no Estado, em 1715, no ciclo do ouro, e elevada à cidade em 1855. Pertence hoje à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e  ainda, ao Circuito Verde – Trilha dos Bandeirantes.
Terra-mãe do Centro-Oeste Mineiro, por ser a cidade mais antiga da região, é berço de mais de 40 municípios de Minas Gerais".
Tôesinho, homem de estatura média, proza boa, olhar atento, bem humorado, dedica parte de seu tempo à confecção de Carros de Boi, verdadeiras obras prima, atendendo a clientes de várias partes do Brasil. Trabalha juntamente com os filhos, que além dos Carros de Boi, fabricam móveis, carrocerias, e até algumas das máquinas que utilizam na fabricação dos Carros. Nós estivemos lá para uma visita de cortesia, e foi muito gratificante aquele encontro.Um aprendizado!!!!Chamou a atenção um Carro de Boi em construção com rodas de 1,70m de altura. A oficina e a tenda para ferragens é completa com todo o ferramental e equipamentos necessários. Tôesinho, muito atencioso,ainda nos levou até a Faz. Ponte Alta, onde tem um casarão antigo que ele ajudou a ampliar e restaurar, um engenho para cana tocado com roda dágua, um moinho de pedra para milho, serraria, e claro um carro de boi no porão, tudo montado por ele.

Clique aqui para ver mais imagens


Aniversário de Mizael Délio 2012

Clique aqui para ver imagens