sábado, 29 de dezembro de 2012

Confecção de Carros de Boi - Antônio Barcelos

Em Pitangui-MG está um dos grandes fabricantes de Carros de Boi deste Brasil, o Sr. Antônio Barcelos, conhecido por Tôesinho, e seus Filhos.
Pitangui: "Descoberta por bandeirantes paulistas, chefiados por Bartolomeu Bueno da Siqueira, foi a Sétima Vila criada no Estado, em 1715, no ciclo do ouro, e elevada à cidade em 1855. Pertence hoje à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e  ainda, ao Circuito Verde – Trilha dos Bandeirantes.
Terra-mãe do Centro-Oeste Mineiro, por ser a cidade mais antiga da região, é berço de mais de 40 municípios de Minas Gerais".
Tôesinho, homem de estatura média, proza boa, olhar atento, bem humorado, dedica parte de seu tempo à confecção de Carros de Boi, verdadeiras obras prima, atendendo a clientes de várias partes do Brasil. Trabalha juntamente com os filhos, que além dos Carros de Boi, fabricam móveis, carrocerias, e até algumas das máquinas que utilizam na fabricação dos Carros. Nós estivemos lá para uma visita de cortesia, e foi muito gratificante aquele encontro.Um aprendizado!!!!Chamou a atenção um Carro de Boi em construção com rodas de 1,70m de altura. A oficina e a tenda para ferragens é completa com todo o ferramental e equipamentos necessários. Tôesinho, muito atencioso,ainda nos levou até a Faz. Ponte Alta, onde tem um casarão antigo que ele ajudou a ampliar e restaurar, um engenho para cana tocado com roda dágua, um moinho de pedra para milho, serraria, e claro um carro de boi no porão, tudo montado por ele.

Clique aqui para ver mais imagens


2 comentários:

  1. Lendo a matéria e vendo as imagens me vejo no meu tempo de c riança guinhando um carro de boi; ah!, como era bom. Andando descalço, sem chapeu, calça curta, camisa aberta com o vento batendo no peito ainda sem qualquer vestígio de pêlo...... era muito feliz e não sabia. O tempo não volta; só restam as recordações. Ainda bem que posso recordar. Seria meu maior presente se conseguisse adquirir uma miniatura de um carro, com tudo que possui um verdadeiro carro, com seus (três juntas, por que quatro é desperdício. O que oito carregam, e dificulta a distribuição de força, causando embromassão, seis levam muito bem). Por favor, me informe se os senhores fazem a miniatura e seu preço. O tamanho é o que possa ser colocado em uma mesa de jantar de um metro e meio. Certo da compreensão, desde já agradeço.
    Um mineiro do sertão urucuiano, criado guiando bois pelas veredas do "Grande Sertão: Veredas".

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Estou interessado em um carro de boi de médio porte, pode ser usado, mas em funcionamento e com todas as peças. Pode me ajudar, por favor?
    Meu e-mail: marildofaustino@yahoo.com.br ou (42) 99111-1514.
    Obrigado.

    ResponderExcluir