sábado, 30 de abril de 2011

O Carro (de Boi) parou de cantar



Um menino magrinho.
Andou de Jeep com o pai.
Pegou carona em caminhonete de puxar leite, até a fazenda.
Desceu rua abaixo com uma latinha de leite para a mãe e irmãos.
Cresceu e formou-se em Contabilidade. Saiu de casa.
Foi ao Paraguai várias vezes, fez compras, trouxe e vendeu.
Voltou para casa.Foi para a Fazenda Contendas, de sua mãe, construiu retiro, tirou leite, fez queijo( 20Kg por dia), comprou queijos, comprou leite e fez mais queijos, e foi num saveiro azul vender em Betim-MG.Foram tantas viagens que o saveiro apodreceu a carroceria com o sal dos queijos. Vendeu o saveiro comprou uma D-20 verde, que atropelou uma vacada na rodovia.Produziu iogurte e mussarela.
Casou-se e teve um casal de filhos.
Montou laticínio na cidade.Comprou laticínio, ampliou-o e modernizou-o.Comprou laticínio e fechou.Cresceu, gerou empregos.Visitou todos os clientes.Viajou pelo Brasil e por vários países em busca de conhecimento na área de laticínios.Produziu vários tipos de queijo de mais de 80.000 litros de leite por dia, com a mais alta tecnologia. Adquiriu vários caminhões e carros novos.Vendeu queijos para Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, e outras tantas cidades.Produziu um queijo de 350,00Kg para exposição em Belo Horizonte,o que não aconteceu por força do destino.
Montou fábrica de ração para atender seus fornecedores de leite.
Elegeu-se prefeito de Matutina-MG, por duas vezes.
Foi a Faz. Curral Velho, Unaí/MG,  várias vezes me visitar.Foi em todos os meus aniversários.Conheceu e freqüentou a Festa da Moagem e do Carro de Boi de Unaí,  e a Romaria de Sto Antonio do Boqueirão.Carreou e fez amigos.  Gostou tanto que apoiou a criação do Festival do Carro de Boi de Matutina-MG,  em seu primeiro mandato de prefeito.Decisão esta tomada junto  com carreiros de Unaí e Matutina, em Sto Antonio do Boqueirão(Unaí).Fomos a vários eventos de Carro de Boi, inclusive em Vazante-MG.
Tornamo-nos compadre, ao ser padrinho de meu filho mais novo. Foi o amigo confesso.Amigo de meus amigos.Consultou-me em todas as obras que construiu.Falou comigo, ao telefone, quase todos os dias.
Foi visionário e moderno em todos os seus atos. Foi correto em tudo que fez.Fez amizade em todos os lugares em que passou.Ajudou muita gente.
Deixou rastros de Carro de Boi no asfalto das ruas de Matutina-MG, que tornaram-se rastros da mais profunda tristeza e saudade. Passou por cima destes rastros carregado pelos seus amigos carreiros em sua última viagem. Rastros que foram molhados com lágrimas de parentes, amigos, funcionários, e admiradores.
Este foi o amigo, compadre, e  irmãozão  José Hironilton Lopes, que faleceu em 26/04/2011, juntamente com seu pai Gil Lopes, em um trágico acidente na BR-262, no município de Córrego Dantas-MG.
                                Renildo Neides Alves-30/04/2011

7 comentários:

  1. Perdi um amigo.
    Amigo que, apesar de conhecer há apenas seis anos, parecia ser de infância.
    Daqueles que te abraçam e vc sente que o abraço é verdadeiro, de amigo.
    Queria ter podido me despedir de vc, meu amigo.
    Mas a notícia chegou tarde.
    Vc foi embora, meu amigo, mas a sua generosidade e sua amizade nunca deixarão esta terra.
    Terra que vc pisou, amou, brincou e deixou muitas saudades.
    Vai com Deus, meu amigo.
    Hoje vou tomar uma "pinga" em sua homenagem e imaginar que vc tá do meu lado.
    Daquele seu jeito.
    Brincando, fala mansa, "malandro", sempre sorrindo.
    Vai com Deus, meu amigo.
    Vou ficar aqui, neste rincão das Gerais,ouvindo o canto do carro de boi e lembrando de vc.
    Vai com Deus meu amigo.
    Seu amigo Dário.

    ResponderExcluir
  2. pessoa como ele nuca mais matutina vai ter amigo pra tudo pessoa qui olhava pra qualquer pessoa qui fosse pobre e rico nao importava qui era a deus meu amigo nuca mais vamos esquecer voce adeus

    ResponderExcluir
  3. Algumas pessoas passam por este mundo, de forma que torne a vida do proximo melhor, vc. Jose, tenho certeza que conseguiu em pouco tempo efetuar todas as obras que ELE lhe designou, por isso foi morar ao seu lado, para nos que aqui ficamos, so nos resta a saudade e a certeza de que vc, está num plano superior, e que ai de cima, esta nos preparando para que um dia fiquemos junto.

    Obrigado, pela sua amizade aqui.

    Misael D.Silva

    ResponderExcluir
  4. Estou sem palavras diante às suas.
    Parabéns papai, realmente lindo, extremamente emocionante.

    De fato uma grande perda...

    Beijos,
    Priscila

    ResponderExcluir
  5. "As grandes vidas não devem ser choradas e sim aplaldidas porque é maravilhoso o final do espetáculode uma vi bem vivida"
    Amigo e compangeiro leal, emprendedore político corajoso, guerreiroe lutador incansavel.
    Seu exemplo de vida,suas conquistas,e suas vitorias serão lembradas em nossas vidas.

    Júlia Roberta

    ResponderExcluir
  6. Neste momento nós funcionários da empresa, do mais elevado cargo ao mais humilde,
    pedimos licença a família para tentar, através de palavras,exprimir os sentimentos que nos comovem,transtornam e nos levam a reflexão.
    Há pouco tempo comemorávamos os quinze anos da empresa que teve um início muito modesto e só sobreviveu graças á garra imensurável de seu fundador,e aos poucos foi se consolidando, demonstrando força e conquistando mercados. Graças a sua incansável capacidade de trabalho ela cresceu e neste momento já está preparada para dar um novo salto em qualidade e quantidade.
    Falar de você, JOSÉ HIRONILTOM, é simples, pois tudo que dissermos ainda ficará aquém de suas reais qualidades - um Patrão bondoso, compreensivo,firme e decisivo. Por mais que seu tempo fosse curto, estava sempre pronto para ouvir. Não se tem noticia de que tenha deixado um só amigo sem socorro em horas difíceis.
    Sua simplicidade e apreço ao próximo faziam de você um ser diferenciado. Não precisava falar para cativar. Provam o seu carisma e seu caráter os incontáveis amigos e as inúmeras ligações que construiu fora dos limites de nossa terra. Todos lhe deviam algo.
    Este algo era amizade e a lealdade que demonstra a todos.
    Como gostaríamos de estar dormindo e vivendo um enorme pesadelo, pois ao acordar ficaria apenas a lembrança amarga do sonho.
    Quantas vezes tentamos nos despertar deste pesadelo, mas não conseguimos e cada vez mais sentimos a triste dor da realidade.
    Já que não somos capazes de fazer nenhuma modificação nesta dura realidade vamos tentar ver o fato de uma forma diferente - Deus é um Grande, Exigente e Eficiente Jardineiro e a terra é o seu Jardim. Ele, naquele dia,ia receber a visita de sua Mãe - A Virgem Maria - e para agrada-la e fazer mimos,foi ao seu jardim e colheu suas melhores flores,as mais belas e certamente provocaram admiração em Nossa Senhora.
    Nós também somos assim – plantamos, cuidamos carinhosamente de nosso jardim.
    Quando ele floresce apanhamos a mais bela rosa e colocamos bem junto de nós para que possamos admirá-la, sentir seu perfume e nos extasiar.
    Foi isto que Deus fez.
    Para nós profunda tristeza
    Para Ele admiração e êxtase pelo resultado de sua obra.
    Vemos, José Hironiltom, você de mãos dadas com seu pai o Sr. Gil Lopes, caminhando nas nuvens e nos deixando uma imensa saudade de um líder, um patrão,um pai que era para todos nós e, acima de tudo um verdadeiro amigo.
    JOSÉ HIRONILTOM, se tivéssemos a oportunidade de tê-lo aqui hoje, lhe daríamos um forte abraço e falaríamos que você é para nós um grande herói.

    Adeus!

    Funcionários

    ResponderExcluir
  7. sem palavras para descrever tão grande homem,mas o que restou foi sua simpatia e alegria em nossos corações,saudades eternas.

    ResponderExcluir